O PROJETO




QUEM SOMOS


SEU FILHO CRESCEU. E NÓS EVOLUÍMOS COM ELE

O Projeto CONEXÃO Mentes do Futuro faz parte de um movimento dedicado aos estudos sobre os jovens em todo o mundo. É uma evolução do Projeto Prevenção, que você já conhece, e que em 8 anos de atuação acompanhou crianças e jovens de 2.511 famílias nas cidades de Porto Alegre e São Paulo.

As perguntas que você respondeu nos questionários, os testes de computador, as informações da saliva e dos exames de imagem ajudam os pesquisadores do projeto a entender o desenvolvimento normal e a entender por que algumas crianças e adolescentes tem dificuldades para lidar com as emoções, comportamentos e pensamentos. A partir desse entendimento eles conseguem propor iniciativas que auxiliem na prevenção destes transtornos e na melhora contínua da qualidade de vida dos jovens.

É uma realização do Instituto Nacional de Psiquiatria para o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (INPD), entidade que promove inciativas, pesquisas e projetos, buscando o desenvolvimento de tecnologias para a prevenção dos transtornos na área de saúde mental e proporcionar uma formação de ponta em psiquiatria do desenvolvimento, inclusive em locais menos evoluídos do Brasil.

Nosso projeto também tem um importante braço internacional. Contamos com a colaboração de longa data da Dra. Sara Evans-Lacko e também com a colaboração dos colegas da London School of Economics and Political Science e King's College London. Essa vertente do projeto se concentra em entender como países, vizinhanças e culturas também podem influenciar os jovens. Buscamos descobrir as mais variadas formas de ajuda que os pais e os jovens procuram quando identificam algum tipo de problema em seu comportamento ou com as suas emoções. Nosso objetivo é tentar garantir que os serviços locais sejam capazes de ajudar e apoiar os jovens da forma mais eficaz possível, para que eles possam alcançar todo o seu potencial. 

Você pode aprender mais sobre essa vertente internacional do nosso projeto e pesquisa aqui e também saber mais sobre a nossa parceira Dra. Sara Evans-Lacko. 

NOSSA MISSÃO






Nossa missão é, junto com vocês, pais, acompanhar a trajetória do desenvolvimento do seu filho, da adolescência à idade adulta. Para nós, todos os aspectos ligados ao desenvolvimento dele, tanto psicológico quanto biológico e social, são importantes.

Sua participação, até o momento, foi indispensável para avançar no entendimento de como surgem os problemas de comportamento e emoções na infância. A continuidade dessa participação nos permitirá entender uma nova etapa do desenvolvimento: a adolescência e a transição para a idade adulta. Esse estudo nos permitirá entender como o cérebro e a mente se modificam, interagindo com fatores do ambiente para gerar saúde e bem-estar. Sempre tendo em vista que o mais importante é, sempre, valorizar o que o seu filho tem de melhor.

NOSSA VISÃO

  • Medicina preventiva, intervenções baseadas em evidências;
  • Ser o centro de referência nacional na área de saúde mental para infância e adolescência;
  • Polo inovador na produção de pesquisa e conhecimento com fortes conexões com centros de referência internacionais.

NOSSOS VALORES

  • Atenção ao Paciente (as necessidades dos pacientes e de suas famílias são os norteadores das nossas ações);
  • Transmissão de conhecimento (o conhecimento gerado pelo INPD é de todos);
  • Compartilhar conhecimento com os profissionais da área da saúde (os conhecimentos gerados são compartilhados através de artigos científicos e outros meios de comunicação);
  • Credibilidade (compromissos assumidos serão cumpridos);
  • Diversidade (o INPD está aberto às mais diversas vertentes do conhecimento que possam ser testadas por métodos científicos);
  • Comprometimento (a equipe do INPD é comprometida com a realização dos seus objetivos);
  • Produtividade (projetos são concluídos e os resultados das pesquisas publicados em revistas nacionais e internacionais).

A IDENTIFICAÇÃO PRECOCE O É O PRIMEIRO PASSO PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA

Tão importante quanto trabalhar em prol de ampliar o conhecimento em saúde mental na infância e adolescência no Brasil é dividir os resultados e trocar experiências com a sociedade.

Mais que diagnosticar possíveis problemas que seu filho possa apresentar, o Projeto CONEXÃO Mentes do Futuro tem como objetivo primordial valorizar as potencialidades dele. Por isso, é fundamental que você assuma o compromisso de manter seu filho no Projeto. Mesmo que ele já tenha recebido algum retorno, continuaremos fazendo avaliações que serão realizadas e analisadas por alguns dos melhores profissionais do mundo, e de graça.

Nesta fase, os profissionais do Projeto disponibilizam as seguintes informações:

  • avaliação detalhada de dificuldades emocionais, como ansiedade e depressão;
  • avaliação detalhada de dificuldades com comportamento, como déficit de
  • atenção/hiperatividade;
  • avaliação específica sobre dificuldades de aprendizagem;
  • profissional pronto a esclarecer suas dúvidas e encaminhar para ajuda especializada;
  • avaliação geral da saúde física;



OS RESPONSÁVEIS




< >


PROF. DR. RODRIGO AFFONSECA BRESSAN

COORDENADOR


 

CURRICULO: Rodrigo Affonseca Bressan é coordenador do Eixo de Pesquisa do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes, está à frente do PROESQ, programa de pesquisa clínica sobre esquizofrenia e transtorno bipolar que é referência, e é coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas – LINC, com enfoque em neurociência translacional, incluindo neuroimagem estrutural e molecular, genética, neuropsicologia, biomarcadores em modelos animais e na pesquisa com seres humanos. Recentemente, o pesquisador fundou o Centro de YMind de Prevenção de Transtornos Mentais



PROF. DR. GIOVANNI ABRAHÃO SALUM JÚNIOR

VICE-COORDENADOR


CURRICULO: Giovanni Abrahão Salum é médico, com formação em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, doutorado e pós-doutorado no Programa de  Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É vice-coordenador do Projeto Conexão - Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes. Suas pesquisas estão focadas em entender os mecanismos pelos quais fatores genéticos e ambientais influenciam a regulação das emoções e a formação de laços sociais na infância e adolescência.



DR. PEDRO MARIO PAN

SECRETÁRIO


CURRICULO: Pedro Mario Pan é médico psiquiatra, mestre e doutor em psiquiatria pelo Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), pesquisador do Projeto Conexão - Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes. Suas pesquisas têm foco nos transtornos de humor na adolescência e no início da vida adulta.



PROF. DR. EURÍPEDES CONSTANTINO MIGUEL (USP)

CONSELHEIRO


CURRICULO: Eurípedes Constantino Miguel é professor titular do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP desde 2009, Coordenador Geral do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes e está à frente, desde 2012, de seu terceiro projeto temático, que aborda o transtorno obsessivo-compulsivo, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. Desde 2010, é um dos organizadores do Projeto Clínica Psiquiátrica, que visa promover a educação continuada de psiquiatras em todo o Brasil.



PROF. DR. JAIR DE JESUS MARI (UNIFESP)

CONSELHEIRO


CURRICULO: Jair de Jesus Mari, que é o Coordenador do Eixo de Recursos Humanos do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes, desde 1996, é professor titular da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, onde alcançou a sua livre-docência e atualmente coordena a área de livre-docência, e Professor Honorário do Instituto de Psiquiatria da King’s College, em Londres.



PROF. DR. LUIS AUGUSTO ROHDE (UFRGS)

CONSELHEIRO


CURRICULO: Luis Augusto Rohde é vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes, professor titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde concluiu seu mestrado e doutorado, bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e, desde 2001, diretor do Programa de Déficit de Atenção/Hiperatividade no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.



COORDENAÇÕES DE ÁREA


  • PROF. DR. ARY GADELHA (PSIQUIATRIA - UNIFESP)
  • PROFA. DRA. ANDREIA PAROLIN JACKOSWKI (NEUROIMAGEM - UNIFESP) 
  • PROFA. DRA. SÍNTIA IOLE NOGUEIRA BELANGERO (GENÉTICA E BIOMARCADORES - UNIFESP)
  • PROF. DR. JOÃO RICARDO SATO (PROCESSAMENTO DE IMAGEM - UFABC)